quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Produtividade do CIO

Uma das coisas que mais me incomoda é a loucura, loucura mesmo, encontrada normalmente dentro dos setores de TI das empresas. Quanto maior a empresa maior é essa loucura, o stress, a correria, os trabalhos noturnos, backlog monstruosos e orçamentos cada vez mais são despesas que sangram as empresas.

TI é apoio. TI também é estratégia. Mas infelizmente os gestores estão perdidos no manancial de tecnologias, tanto hardwares como softwares, com padrões e práticas ditadas pelo mercado que normalmente confundem o gestor além da péssima impressão que as outras áreas da organização tem da unidade de tecnologia. Sempre ouço "A culpa é da TI". 

Como mudar? Como sair desse buraco. Tenho encontrado em minha caminhada gestores que tem conquistado sucessos fantásticos, dignos de grandes CASES. Não raros esses gestores vão para grandes corporações. Passam a participar das estratégias de negócios da empresa e da administração, como principal apoio em aumentar vendas e reduzir custos. 

Como conseguiram?

Na minha humilde observação, a primeira coisa que percebi foi a "Postura". Uma postura onde o Gestor que entende a unidade de TI como apoio e está focado no negócio e na estratégia da empresa. Ele não precisa ser especialista em tecnologia mas ter os recursos ao seu alcance. Tecnologia é importante desde que esteja dentro de um modelo de gestão que se complete, caso contrário, tecnologia e gestão passarão a se a chocar. Quando isso acontece só vemos o modelo de culpar processos, áreas, pessoas e tecnologias. Só vemos culpados.

Para ajudar a melhorar "nossa postura" (também me enquadro, temos que sempre fazer nossa autocrítica para melhoria) como gestor achei esse artigo bem interessante  da revista CIO que compartilho aqui.



Lembro de um caso inusitado de um gestor que foi contratado para uma grande empresa. A situação ocorreu mais ou menos assim: Na primeira semana o CEO o chama e diz: "O meu notebook parou de funcionar, tem como você olhar para mim?". O novo gestor de TI respondeu: "Tem como eu fazer isso não" e indignado retrucou "Você não o gerente de TI". O gestor com calma respondeu "Sim, sou eu mesmo, mas não sei consertar computador, faço gestão". Ainda sem entender o CEO falou "O RH então errou na contratação, como pode um gestor de TI não saber consertar um computador". O novo gestor de TI riu do contexto e calmamente falou "Deixe-me lhe mostrar. Meu salário é X, então vocês me pagam X/176 por hora. Se eu levar 16 horas arrumando seu computador esse será o valor que você está me pagando para consertá-lo. Agora eu faço uma gestão em sua organização que fatura XXX e tenho uma equipe sobre meus cuidados que representa XX% do seu faturamento para manter tudo em pleno funcionamento. Como gestor sugiro chamarmos um técnico de suporte com custo bem menor e assim teremos mais eficiência." Não é preciso comentar mais nada. Essa visão é representa um pouco da postura que me refiro. 

A tecnologia também pode ser um grande aliado quando se sabe usar. O seu ROI pode ser facilmente medido, o que falta para muitos gestores é buscar essa percepção. Existem tecnologias que quebram conceitos e paradigmas. Vale a pena conhecê-las, seja em infraestrutura ou em sistemas. Valide-as antes de implementá-la e deixe de fazer mais do mesmo. Em outro momento quero falar mais sobre isso. Abraços.



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