sábado, 28 de setembro de 2013

Giroscópios!!! O Futuro da humanidade!!

Os giroscópios estão presentes em nossa vida mas não damos conta de seu potencial. Quando você pega o Iphone e vira ele na horizontal a tela muda quase que instantaneamente. Já parou para pensar o que leva o Iphone a detectar esse movimento? Sim o giroscópio.Quando um gigantesco avião a jato voa como se detecta se está descendo ou subindo, principalmente em vôos noturnos ou sem visões. Novamente tá lá o giroscópio. O giroscópio tem a facilidade de detectar as mudanças dos campos gravitacional e até de certa forma interferir nessas influências. Vejamos alguns brinquedinhos:



Com esse brinquedinho podemos ter experiências que não estamos normalmente acostumados. A alteração do centro de gravidade acontece de forma tão tranquila e inesperada, pois a força gerada pelo movimento da pequena roda no eixo interno provoca a compensação da força gravitacional em outro ponto. Este vídeo explica de forma clara o conceito:




Vamos ver algumas aplicações práticas inovadoras. Já a algum tempo eu acompanho uma empresa de start-up americana que usa o conceito de giroscópios servers em veículos de duas rodas. Um giroscópico detecta a mudança ou inclinação do veículo além de sua influência gravitacional. E provoca através de um giroscópio server o efeito contrário compensando essa influência. Tudo isso é gerenciado por um computador. Eles ainda estão avançando no experimento embora os protótipos já demonstram total capacidade de funcionamento. Vejam esses vídeos:





Agora que deu para termos uma noção do que se é possível me permitam viajar na "maionese". A gravidade embora percebida desde que nascemos ela até hoje é um grande mistério para nós. Isaac Newton foi o primeiro para perceber que a influência da gravidade tem a ver com a massa de cada elemento (os físicos de plantão podem me corrigir se eu falar besteira). Pois de alguma forma elas se interagem. Existem várias teorias relativas a campos. Alguns deles são hoje facilmente observados.

No caso do campo magnético é possível perceber e demonstrar a existência do campo.


Se colocarmos um papel sobre o imã e em seguida jogarmos limalhas de ferro perceberemos elas se organizarem conforme o a disposição do campo. O campo magnético é tri-dimensional, o que vemos é o desenho transversal do campo, como se cortássemos uma maçã e a olharmos para o lado cortado, mas lembremos que a poupa existe em toda a maçã.




 Mas infelizmente não conseguimos demostrar o campo gravitacional. Sabemos que de alguma forma existe e em certas situações é capaz de atrair a luz. Isso mesmo!!! O campo gravitacional é capaz de mudar a direção da luz ou impedir dela continuar. Embora existam muitas teorias, pesquisando no Youtube, gostei dessa:


Bom, agora vejamos. O giroscópio consegue de certa forma "compensar" ou "transferir" o efeito do campo gravitacional para outra parte do objeto. Mas não se consegue isolar o campo gravitacional. Viajando na "maionese", pense bem e me respondam. Se os eixos X e Y de um Giroscópio rodassem em uma velocidade incrível eu anularia o efeito do campo gravitacional gerado por outras massas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário